domingo, 22 de março de 2009

Redes de Relacionamento

Rede de relacionamentos é uma das formas de as pessoas comunicarem-se virtualmente entre si . A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e o etivo em comum e também valores a serem compartilhados.  composto por indivíduos que  Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido à praticidade encontrada entre os meios.     
Uma das principais redes de relacionamento é o orkut. O Orkut foi criado por um ex-aluno da Universidade de Stanford chamado Orkut Büyükkökten e lançado em 2004 pelo Google.É um sistema virtual que possibilita a conexão entre pessoas e a afiliação delas a comunidades. Os indivíduos são mostrados em forma de perfis, é possível receber conexões diretas (amigos) e indiretas (amigos dos perfis), e também como organizações sob forma de comunidades e também ferramentas de interação variadas, tais como fóruns para comunidades. Envio de mensagens para cada perfil, envio de mensagens para comunidades, amigos e amigos de amigos (muitas vezes utilizadas para spam).
Weblogs e fotologs são outro exemplo de redes de relacionamento.
Algumas maneiras produtivas deles serem usadas por estudantes é no fato de poderem se comunicar e interagir fora da escola, podendo assim estabelecer um maior vínculo.

Provedores da Internet

Existem vários provedores que por meio deles você se conecta a internet. No começo, eram poucos, mas com o avanço da tecnologia, a criação de novos se tornou cada vez mais comum. Por exemplo, o Internet Explorer, que é mais antigo, é ainda hoje, apesar da concorrência dos demais, o mais baixado e usado . O Mozilla Firefox, que é também muito utilizado por ter uma conexão rápida aliada à segurança. Os mais novos, como Opera, Google Chrome e outros, apesar de ainda terem muito o que melhorar, são também utilizados no mundo inteiro, por sua velocidade e também o design.  Todos buscam uma maneira de atrair cada vez mais o usuário. Um exemplo é o Internet Explorer, que lançou sua versão 8.0, que por sinal, é ótima, e o Mozilla Firefox, que lançou também sua nova versão.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Internet e Sociedade


Meios que ajudam a sociedade na Internet
1. MSN > Serve como meio de comunicação entre os usuários , facilitando a conversa entre si como maneira mais rápida.
2.E-MAIL > Serve como meio de comunicação mas é uma coisa mais lenta , onde você envia recados e recebe.
3.Sites de Pesquisas > Serve como fonte de pesquisa para diversos assuntos.

Criadores e Criaçoes

Orkut Büyükkökten (Konya, 6 de fevereiro de 1976) é um engenheiro de software, nascido na Turquia, que desenvolveu a rede social orkut como um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford, e mais tarde também enquanto trabalhava no Google.

Google é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada nos Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o serviço de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

Discrepâncias entre os dois históricos

Histórico da Internet

A Internet nasceu em 1969, de um projeto do Department of Defense (Ministério da Defesa) dos EUA. Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação de computadores utilizados em centros de investigação com fins militares. Após a sua apresentação pública em 1972, e do estabelecimento das primeiras ligações internacionais um ano depois, a ARPANET continuou a crescer (lentamente) durante os anos 70 mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estritamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade académica internacional e dos EUA. E foi no início dos anos 80, mais precisamente em 1983, com a adoção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.

Ao longo dos anos 80, o ritmo de crescimento da Internet foi-se acelerando, tornando necessária a existência e funcionamento de estruturas de coordenação e cooperação entre o cada vez maior número de redes e operadores que a integravam. Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet Architecture Board), dentro do qual se criariam, em 1989, o Internet Engineering Task Force (IETF) e o Internet Research Task Force (IRTF). Na década de 80 são ainda de destacar a criação da EUnet (European UNIX Network) em 1982, da EARN (European Academic and Research Network) em 1983 e da NSFNET (rede académica americana, responsável pela expansão das ligações das universidades à Internet) em 1986.

No final da década de 80 (1989) a Internet ultrapassava já os 100000 hosts (máquinas com ligação directa à Internet). Mas é nesta primeira metade da década de 90 que, com o desenvolvimento de novos serviços mais amigáveis e eficientes (como o Gopher e o WWW), se regista o verdadeiro boom da Internet. No início de 1996 a Internet devia contar com cerca de 9 500 000 de hosts e mais de 30 milhões de utilizadores (39 milhões de utilizadores de correio electrónico e 26 milhões de utilizadores do conjunto de serviços Internet, segundo o Third MIDS Internet Demographic Survey, de Outubro de 1995). Clique nos apontadores seguintes se quiser conhecer mais elementos sobre a evolução do número de hosts e do número de utilizadores.

Nestes últimos cinco anos merecem destaque a aprovação nos Estados Unidos de medidas tendentes à criação das chamadas auto-estradas da informação em 1991 (HPCA- High Performance Computing Act) e 1993 (NIIAA - National Information Infrastructure Agenda for Action), a divulgação da World Wide Web pelo CERN e criação da ISOC (integrando o IAB) em 1992, a proliferação de ligações de empresas e organizações governamentais à Internet, o desenvolvimento do comércio virtual, das emissões de rádio (ciberestações) e de diversas outras formas de comunicação interpessoal na Internet, a realização da reunião cimeira do G7 (Grupo dos sete países mais ricos do mundo), em Fevereiro de 1995, sobre o futuro da sociedade da informação.

Como sabe (por experiência própria...) a Internet já não é um sítio apenas frequentado pelos fanáticos das tecnologias e dos computadores. Na Internet encontram-se todos os tipos de pessoas.

Como funciona a Internet

1- Redes, protocolos, endereços e nomes

2- Como funcionam os serviços Internet

Redes, protocolos, endereços e nomes

Definimos a Internet como uma rede de redes de computadores. Mas, o que é uma rede de computadores? Como qualquer outra rede de comunicação, é um conjunto de equipamentos terminais (computadores) ligados por um meio de transmissão.

Na Internet estão interligadas vários tipos de redes, quer quanto à cobertura geográfica (redes locais, redes de longa distância, etc.), quer quanto aos equipamentos que as compõem e à tecnologia utilizada. Para que isso seja possível, é necessário que existam regras comuns, designadas protocolos.

O conjunto de protocolos (também designado família de protocolos) utilizados na Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). A família TCP/IP é composta por diversos protocolos, dos quais destacamos (para além dos dois - TCP e IP- que dão o nome à família) o DNS, o SMTP, FTP, Telnet.

Histórico da Internet 2

Não se pode falar em uma data na qual surgiu a Internet como conhecemos, já que ela foi resultado de um desenvolvimento contínuo das redes de computadores.

Pode-se dizer que tudo começou em 1957 com o lançamento do Sputnik pelos soviéticos, e a criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency) pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em resposta, a fim de estabelecer a liderança dos Estados Unidos em tecnologia militar.

Em 1962, a Força Aérea americana requisitou um estudo sobre como ela poderia manter controle sobre mísseis e bombardeiros, após um ataque nuclear. O resultado era uma rede de computadores descentralizada, de modo que se qualquer localização nos EUA fosse atacada, o resto continuaria a operar. Essa rede só foi fisicamente construída em 1969, e recebeu o nome de ARPANET. Era composta por apenas quatro servidores, na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Stanford, Universidade da Califórnia em Santa Barbara e Universidade de Utah.

Em 1972 foi criado o primeiro programa de correio eletrônico, e a rede já tinha 23 servidores. Em 1973 foi criado o protocolo de comunicações usado até hoje na Internet, o TCP/IP, que permite a diversas redes se interconectarem e se comunicarem, sendo que o termo Internet foi usado pela primeira vez em 1974.

Em 1979 foi criada a USENET, uma rede de grupos de discussões descentralizada dentro da ARPANET, dirigida a pesquisadores militares. Nessa época a rede já usava comunicações por satélite e tinha mais de 111 servidores. Em 1981 a NSF (National Science Foundation) criou um backbone para instituições sem acesso à ARPANET, como universidades e centros de pesquisa não ligados à área militar. Em 1983 foi criado o sistema DNS (Domain Name System), que permitia o acesso aos servidores da rede através de nomes (como acessamos hoje, por exemplo www.whitehouse.gov) ao invés de números. Em 1985 a NSF começou a desenvolver linhas de alta velocidade. Já havia quase 2.000 servidores ligados à rede, marca que chegaria a mais de 10.000 em 1987 e mais de 100.000

Discrepâncias da Internet

Ø Um aponta que a internet surgiu em 1969 e outro diz que nasceu em 1957.

Ø Um aponta que em 1989 a rede já alcançava mais de 100.000 hosts e outro aponta que em 1987 já ultrapassava 100.000 hosts.